
Coleção TV NO BRASIL



TV Universitária no Brasil: uma antologia da utopia
O livro TV Universitária no Brasil: uma antologia da utopia é uma coletânea de artigos do pesquisador, professor e militante da comunicação pública, Cláudio Magalhães, a partir das suas quase três décadas de publicações sobre o tema, essa iniciativa de estudantes, professores, colaboradores que ousam colocar a universidade brasileira em telas eletrônicas. São artigos produzidos na aflição das experiências entre entusiasmadas e decepções. Mas nunca sem deixar de caminhar com propostas para que as instituições de ensino superior possam utilizar do veículo – e eletrodoméstico – mais popular do país em benefício da Ciência e do legítimo interesse público. Mas nem tudo foi solitário. Cláudio ainda achou companhia corajosa e combatente em outros artigos em parceria igualmente animada com as perspectivas de se produzir uma televisão voltada para o Conhecimento, a construção da Cidadania, da procura por inovação, da ênfase na extensão universitária, no ensino e nas pesquisas. Por fim, mas não menos importante, o cacoete de professor gritou e, daí Cláudio resgatou seus manuais didáticos para convidar a qualquer uma das comunidades escolares – até mesmo as do Ensino Básico – a construírem uma TV Universitária. Bora lá? A Utopia caminha, sem a necessidade de chegar. Mas é preciso de um ponto de partida para começar ou fortalecer uma jornada.
TV Digital no Brasil: estudos sobre a transição analógico-digital em Brasília e Belo Horizonte
O livro TV Digital no Brasil: a transição analógico-digital em Brasília e Belo Horizonte é uma coletânea de artigos que registram diversas experiências desse momento tão importante nas telecomunicações brasileiras. Traz artigos sobre a origem e as especificidades da TV Digital no mundo e no Brasil, debates sobre interatividade e tecnologia social, o uso da TV Digital para inclusão, entre vários aspectos dessa presença cotidiana na vida do brasileiro e o que o novo sistema traz de desafios e oportunidades sociais. Na outra metade da publicação, equipes de pesquisadores da capital federal e da capital mineira realizaram estudos com vários segmentos sociais: estudantes, donas de casa, idosos, famílias, surdos, crianças, entre outros, visando entender se (e como) a alteração do modelo analógico para o digital – tão esperado há mais de uma década – trouxe alguma alteração significativa em suas rotinas diárias. Na experiência vivida, buscou-se entender o quão importante a televisão ainda é na formação do imaginário brasileiro, as expectativas em relação a mais uma etapa de evolução tecnológica, o desconhecimento e a falta de informação a respeito do potencial que a TV Digital poderia desenvolver e a frustração de alguns setores quando se constata somente a mudança da qualidade da imagem e do som, sem que a interatividade tenha sido implementada. O resultado dessa jornada é expresso nos artigos escritos por estudiosos do tema. Boa leitura!
TV Alternativa no Brasil : ensaios sobre a diversidade da televisão brasileira
A TV brasileira é única no mundo por sua enorme variedade de gênero, não só de programas, mas de tipos de emissoras. Qual lugar no mundo temos TVs além das institucionais, como as TVs Câmaras, Justiça e Universitárias, TVs piratas feitas pela comunidade, literalmente de beira de linha e nas fronteiras da legalidade (ou cruzando na maior cara de pau), TV produzida por índios e levadas rio acima e abaixo, TV sindical (de trabalhador e patrão), TV no meio da floresta, no meio de uma parede caiada, TV exibida em uma Kombi e em cima de um muro? Pois só no Brasil temos TVs educativas que são comerciais e comerciais que são educativas! TV só para professores do ensino básico e TV feita pelos alunos do ensino básico. Uma diversidade compatível com nossa própria diversidade étnica, cultural e social, com tipos de televisão que não se encaixam nas retrospectivas lindas, que fazem crer que só temos dois gêneros de emissoras: as comercias e as suas marginais, as estatais. Na base dessas TVs, outro DNA nacional: criatividade de se virar com poucos recursos e muita vontade, e capacidade de fazer comunicação social, no mais amplo e correto significado da expressão. Um manancial de programação e de concepções jurídicas – e de desobediência civil - tão variadas quanto o próprio Brasil. TV Alternativa no Brasil é uma visão ensaística e entusiástica, que reforça esse lado B da TV, tão rico que é preciso fôlego e espaço para conhecer apenas um pouco mais.